Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

 

Capa do resumo de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, para ENEM e vestibulares
Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, inaugura o Realismo no Brasil e é uma das obras mais cobradas no ENEM e nos vestibulares. Narrado por um defunto-autor, o romance apresenta uma crítica irônica à sociedade do século XIX.

Memórias Póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis

1. Contexto histórico e literário

Publicado em 1881, Memórias Póstumas de Brás Cubas marca o início do Realismo no Brasil. A obra surge em um contexto de crise dos valores românticos e reflete uma sociedade burguesa marcada por interesses, hipocrisia e desigualdade social.

2. Resumo da narrativa

Narrado por um defunto-autor, Brás Cubas decide contar sua vida após a morte, sem compromissos morais ou idealizações. Ao longo do romance, relembra sua infância, seus amores — especialmente com Virgília —, suas ambições frustradas e sua vida vazia. O narrador expõe, com ironia, o egoísmo e a mediocridade da elite do século XIX.

3. Personagens principais

4. Temas centrais

5. Estilo do autor

Machado de Assis utiliza:

6. A obra no ENEM e vestibulares

É muito cobrada por:


"Brás Cubas inaugurou o Realismo, mas para entender como Machado de Assis aprofundou a crítica social e o ciúme, você precisa ler o resumo de Dom Casmurro "https://draft.blogger.com/blog/post/edit/8710345339061494646/1569763939654963818?hl=pt-BR

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Senhora – José de Alencar - Resumo para ENEM e Vestibulares

Dom Casmurro – Machado de Assis - Resumo para ENEM e Vestibulares